A Banzar Magazine é fruto das inquietações acadêmicas e existenciais dos alunos da segunda turma do curso de Mestrado em História do Atlântico e da Diáspora Africana da UESC. Tem como objetivo promover temáticas e abordagens diversas, aludindo ao formato de Magazine, periódico virtual que propõe alcançar um público mais amplo, rompendo o circulo da universidade e fazendo um convite à reflexão dialógica para uma práxis consciente.
Percorrer os caminhos do pensamento implica encontrar curvas e encruzilhadas onde nos deparamos com imagens e ideias diversas. Dessa forma, num desses caminhos, encontramos a figura do Pensador Africano, escultura angolana de autor desconhecido, símbolo da Cultura Nacional em Angola. Representa um ancião, homem ou mulher, sendo sinônimo de sabedoria, experiência e conhecimento da vida. E em consonância com Banzar, que é uma palavra de origem Kimbundo – que significa pensar, refletir, matutar, pasmar, espantar, traduz a filosofia da Banzar Magazine.
Cientes de que dentro do contexto atual a universidade não pode ter papel estéril – o que a faria perder o seu sentido -, mas sim papel ativo e em contato direto como a sociedade. Cresceu no seio da nossa Turma 02 do PPGH-UESC, o desejo de levar ao público o conhecimento gerado dentro dos cursos de pós-graduação e que na maioria das vezes ficam circunscritos aos círculos acadêmicos. Embutidos do dever historiográfico e como forma de promover a extensão da pesquisa, sem perder de vista que somos partícipes e agente da história. História que conecta diferentes caminhos. Assim a Banzar é um magazine virtual de caráter extensionista que tem por objetivo dialogar com a comunidade acadêmica, em especial graduandos em licenciatura, bem como professores de ensino básico, e também a prática de ações culturais com a comunidade não acadêmica.

